Atendimento61 8112 7599

Marcel Cardozo - Fisoterapeuta

Tratamentos


Método Mckenzie

Método Mckenzie

O Método McKenzie® oferece condições para você se tratar de maneira rápida, segura e eficaz. A maioria das dores musculoesqueléticas é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. Sua filosofia básica é que a posição ou movimento inverso pode abolir a dor e restaurar a função.

O Método McKenzie® consiste de um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta, que você realiza por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos. Você também aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor.

E o mais importante é que o Método visa não apenas a solução dos seus sintomas atuais, mas também a prevenção, em longo prazo, da incidência de novas crises.

Como o método funciona?

Três etapas garantem o sucesso do tratamento:

1. Avaliação

Exclusiva do Método McKenzie®, a avaliação mecânica é um processo lógico e abrangente projetado para identificar rapidamente a origem do problema do paciente. Através desse exame, o fisioterapeuta avalia o efeito que certos movimentos e posições têm sobre os sintomas do paciente e identifica se o problema é de origem mecânica ou não. Com isso, diferencia os pacientes que vão responder e os que não vão responder ao tratamento.

2. Tratamento

O tratamento McKenzie consiste de dois componentes: o componente educacional, que dá ao paciente uma compreensão do seu problema e do papel do movimento na sua reabilitação; e o componente de terapia mecânica ativa, que consta de exercícios individualizados prescritos pelo fisioterapeuta, com base na avaliação mecânica. A ênfase está no envolvimento ativo do paciente, o que diminui o número de visitas à clínica. A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. Para pacientes com problemas mecânicos mais complexos, o fisioterapeuta treinado no Método McKenzie® pode aplicar técnicas complementares de terapia manual para ajudar no processo de recuperação.

3. Prevenção

Aprendendo a tratar o problema atual, o paciente adquire conhecimento sobre como diminuir o risco de reincidência e, caso ela ocorra, como resolver rapidamente o problema.

Voltar